O amor e paixão.

O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada.
Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer. Movida por esses impulsos, a pessoa apaixonada tende a idealizar e projetar no outro características que podem não condizer com a realidade.
Apesar de ambos estarem identificados com o coração, na verdade, o cérebro é o responsável pelas reações que dão origem a esses dois sentimentos.
O que é o amor?
O amor tem seu significado relacionado ao cuidado de si e do outro. O amor representa uma relação de proximidade, afeto e preservação. Por não se tratar de uma idealização do outro, compreende as particularidades e mesmo os defeitos sem que isso diminua o afeto entre as pessoas.
Ao contrário da paixão, o amor faz com que as pessoas tenham uma vida mais calma e, muitas vezes, aumentando consideravelmente a longevidade dos casais.
Por outro lado, o amor faz com que os casais estabeleçam uma relação de interdependência. É comum que, em casais de muitos anos, um indivíduo adoeça ou não sobreviva por muito tempo após a morte de seu companheiro ou companheira.
Por sua característica de cuidado e afeto, o amor também está relacionado com diversas formas de amor, além do amor romântico. A amizade e o amor entre pais, mães, filhos e irmãos também são formas identificadas como amor.
O amor também é encontrado na base da religião cristã. O amor de Deus e o amor ao próximo são princípios e fundamentos centrais dos ensinamentos da maioria das doutrinas religiosas.
O que é a paixão?
A paixão possui muitos significados. Em sua origem no latim, está relacionado com o verbo “sofrer”. Ou seja, desde a origem do termo, o significado de paixão está relacionado com o sofrimento.
Isso leva a pessoa apaixonada a pensar e agir inúmeras vezes em função do outro, negando sua própria individualidade.
A paixão é um sentimento muito intenso, que faz com que a pessoa altere de humor muito rapidamente. A pessoa apaixonada pode variar da extrema felicidade de estar apaixonado ao extremo sofrimento de possíveis desilusões.
A paixão também está relacionada ao desejo sexual. As pessoas apaixonadas buscam relacionar-se emocional e sexualmente, buscando atingir um nível de satisfação a partir da presença e do contato com o outro.