Cruiosidades – a Santa ceia

A Última Ceia, com certeza é uma das pinturas mais famosas do mundo. Obra do renascentista Leonardo da Vinci, ela carrega muitos segredos e especulações que envolvem a sua produção.
Além da importância religiosa, por retratar um dos mais populares temas cristãos – o momento dramático do Evangelho onde Jesus afirma que será traído por um de seus apóstolos – a obra também figura como uma das mais importantes da história da arte.
Tudo isso pois, mais de 500 anos depois da sua produção, ela continua relevante, atraindo estudiosos e admiradores de todo o mundo!
Muitas pessoas ao conhecerem a Monalisa (outra obra muito famosa de Leonardo da Vinci) se sentem decepcionadas pelo tamanho da pintura – ela mede apenas 77 cm x 53 cm.
Mas, se engana quem pensa que o mesmo acontece com “A Última Ceia”. Essa pintura, feita em uma parede, é gigante! Ela mede nada menos do que 4,6 metros de altura por 8,8 metros de comprimento.
Outra informação que surpreende muito as pessoas é de que “A Última Ceia” não é um quadro, mas sim, uma pintura realizada em uma parede! Nada mais justo, afinal, uma obra dessa dimensão precisa de bastante espaço.
Essa importante obra de arte está localizada na parede do refeitório do convento dominicano de Santa Maria delle Grazie! Esse convento fica em Milão, no norte da Itália, e está incluído na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO!
“A Última Ceia” foi uma obra encomendada pelo duque Ludovico Sforza, que adotou o convento dominicano e chamou Leonardo Da Vinci para decorar o refeitório onde os monges fariam suas refeições coletivas!
Isso foi feito pois o salão era muito grande, e precisava de uma decoração! O tema escolhido foi o da última refeição de Jesus com seus apóstolos, e os brasões da família Sforza também foram pintados, e aparecem com as iniciais da família acima do mural.