Relacionamento entre pais e filhos

A relação com os pais é uma das mais importantes na vida de qualquer pessoa. Assim, é fundamental que a criança nunca se sinta sem apoio ou sem amor, porque esse tipo de carência afetiva pode fazer com que ela tenha a sensação de impotência ou desamparo diante dos desafios da vida.

Dessa forma, o bom relacionamento deve ter início antes mesmo do nascimento do bebê e continuar assim pelos próximos anos. Nesse sentido, é preciso considerar que é a partir das relações com a família que a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas e a entender sua própria autoestima.

Assim, quando a criança tiver filhos, eles também serão muito amados. Da mesma forma, o jovem será capaz de construir relações saudáveis com as outras pessoas ao longo de sua vida.

Um bom relacionamento entre pais e filhos, portanto, é fundamental para a criança crescer com segurança, confiança e autonomia. Dessa maneira, ela aprende a ter respeito ao próximo e a identificar o que realmente importa. Além disso, a relação familiar vai influenciar diretamente os valores das próximas gerações.

Possíveis dificuldades na relação entre pais e filhos

A maioria dos conflitos que surgem na relação entre pais e filhos tem origem na falta de comunicação dentro de casa.

De um lado, os filhos, principalmente na adolescência, geralmente pensam que os pais só querem impor regras e proibir. Do outro lado, os pais podem pensar que os filhos só querem permissões. Quando, no final das contas, os conflitos só escondem uma verdade: a necessidade de querer ser amado pelo outro.

Cada fase tem as suas peculiaridades, seus desafios e formas de construir e manter uma intimidade que deve perdurar pelo resto da vida.

Na infância, os pais geralmente precisam lidar com a impulsividade e a dificuldade que a criança tem de controlar emoções intensas, como a raiva. Na adolescência, a rebeldia e o desaforo dificultam uma comunicação saudável dentro de casa.

Por parte dos responsáveis, uma postura rígida, que não garante um espaço para a criança se expressar e dizer como se sente, impossibilita a criação de uma intimidade — a qual é tão necessária para os pais conhecerem seus filhos e saberem como se comunicar com eles.

Outro fator que influencia bastante a relação de pais e filhos é a ausência de tempo. A rotina de trabalho repleta de compromissos, muitas vezes, torna-se uma questão decisiva para a interação familiar.

Para superar esse problema, aproveite de maneira satisfatória cada instante juntos. Lembre-se de que estamos o tempo todo criando memórias. Por isso, priorize passeios e compromissos capazes de criar momentos agradáveis, fortalecendo o laço entre pais e filhos. Também é importante ter a consciência de que presentes não suprem a ausência de tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *